Prevenção e Intervenção no Idoso » UFCD 3546, 8918 e 8903


OBJECTIVOS
UFCD 3546 - Prevenção e primeiros socorros geriatria
- Identificar os fatores e utilizar as medidas que contribuem para a prevenção de úlceras de pressão.
- Reconhecer e utilizar medidas de prevenção do risco de acidente para a pessoa idosa no domicílio.
- Identificar alguns fatores que contribuem para o isolamento e imobilidade da pessoa idosa.
- Actuar em situações de emergência.

UFCD 8918 - Psicopatologias no idoso – perturbações do sono, alimentares e utilização de substâncias
- Descrever os tipos e principais características das perturbações psicopatológicas no idoso.
- Identificar o impacto da manifestação das diferentes psicopatologias, no quotidiano do idoso.
- Aplicar estratégias adequadas no acompanhamento ao idoso com psicopatologia, de acordo com as orientações da equipa técnica.

UFCD 8903 - Técnicas e estratégias de comunicação e observação nos contextos de intervenção com a população idosa
- Descrever os aspetos inerentes ao processo de comunicação (verbal e não-verbal)
- Aplicar as estratégias que facilitam o processo de comunicação com a população idosa.
- Identificar e eliminar/atenuar as barreiras à comunicação, com a população idosa.
- Reconhecer, adequar e aplicar os diferentes tipos de observação.
- Preparar uma cheklist de observação, adequada ao contexto a avaliar.
 
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UFCD 3546 - Prevenção e primeiros socorros geriatria
- Úlceras de pressão
- Risco de acidente
- Isolamento e imobilidade
       Envelhecimento físico e psicológico
       Sedentarismo/desporto
       Hábitos culturais/animação
       Exercício físico e mobilidade
       Patologias várias (hipertensão arterial, diabetes.....)
-Primeiros socorros
       Asfixia
       Hemorragia
       Traumatismo
       Fracturas 
       Queimaduras
       Reanimação cardiorrespiratória

UFCD 8918 - Psicopatologias no idoso – perturbações do sono, alimentares e utilização de substâncias
- Perturbações do comportamento alimentar
- Perturbações pela utilização de substâncias
- Perturbações do sono

UFCD 8903 - Técnicas e estratégias de comunicação e observação nos contextos de intervenção com a população idosa
- Noção de comunicação e estratégias comunicacionais
- Barreiras à comunicação com a população idosa
- Comunicação verbal e não-verbal com a população idosa
- Transmissão de notícias: boas e más
- Processo de observação
- Tipos de observação – escuta ativa (características e aplicação prática) da:
- Checklist de observação adequada ao contexto a avaliar
 

DESTINATÁRIOS
*Ativos empregados (com habilitações iguais ou superiores ao 3º ciclo ensino básico - 9º ano) e desempregados (Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário).

NÚMERO DE PARTICIPANTES POR CURSO
15 a 20 participantes

DURAÇÃO
125 horas

LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Matosinhos,

HORÁRIOS
(Poderá obter informações adicionais clique nos botões abaixo.)

 

FORMADORES

Diversos.


PREÇO
- Gratuita; 
- Atribuição de Subsidio de Alimentação 4,77€/dia (frequência de 3 ou mais horas de formação/dia em horário pós-laboral.
 

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Processo de seleção 
O processo de seleção será feito tendo em conta os seguintes critérios: 
- Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 65 anos; 
- Ordem cronológica de receção da ficha de inscrição; 
 
- Ativos empregados: 
* Empregados em risco de perda de emprego (prioritário); 
* Proveniência de um Centro Qualifica (prioritário); 
 
- Ativos em situação de desemprego (limitado até 10% do n.º total de participantes por ação), têm de cumprir os seguintes requisitos cumulativamente: 
* Desempregado há menos de 12 meses 
* Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário; 
 
Inscrições 
- Prazo de inscrição: até 3 dias úteis antes da data de início do curso, mediante envio de ficha de inscrição (mail, fax ou site) 
- N.º mínimo de formandos por turma 15 (até ao máximo de 30 formandos). 
 
Cancelamentos 
- O cancelamento da inscrição/participação tem de ser feito por escrito até 48 horas antes da data de início do curso. 
 
Reclamações 
- As reclamações/queixas a apresentar pelos participantes relativas ao serviço prestado pela IXUS no âmbito das ações de formação desenvolvidas, deverão ser formalizadas por escrito, utilizando o impresso próprio da IXUS, no prazo de cinco dias úteis em relação à data de ocorrência do (s) facto (s) e encaminhadas ao Responsável de Formação; - O Responsável da Formação tem 15 dias úteis a partir da data de receção da reclamação/queixa para analisar e comunicar o resultado da análise, por escrito, ao queixoso. 
 
Certificado de formação 
- Aos participantes será entregue um certificado de formação condicionado ao resultado da avaliação final e à assiduidade igual ou superior 90%.